Risoto à Carbonara

Risoto à Carbonara
Não contém inteligência artificial

Risoto é sempre uma boa pedida por aqui, fica pronto rápido, combina com tudo, de abobrinha a filé mignon, fica perfeito só com queijo e tomate e aquece a alma nos dias frios, principalmente se for uma dose de vinho branco pro risoto e outra pra taça.

Risoto à Carbonara

Nota: Esta postagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgaçãocompleta aqui.

Arroz de forno não é risoto

Com quantos anos você descobriu que arroz de forno não é risoto?

Eu tinha 14 anos e estava cursando nutrição quando descobri os vários tipos de arroz e suas especialidades. Fiquei chocada quando entendi que risoto mesmo era aquele arroz bem cremoso que parecia arroz doce e por isso eu não comia.

O arroz de domingo que minha mãe evitava fazer porque ia ervilhas e eu não comia ervilhas era Arroz de Forno, como pode?

Pra minha felicidade, nas aulas de laborátorio de nutrição, também conhecido como cozinha, todos os alunos tinham que experimentar tudo, salvo sob atestado médico, como nunca conheci alguém com intolerância a risoto, eu tive que experimentar e gostei muito.

Nem preciso falar que queria fazer risoto todo dia em casa e minha mãe ficou surpresa com a variedade do prato e como eu ficava feliz de deixar o arroz cremoso, ninguém reclamava do ponto!

Na época, sem internet, sem programas de tv com receitas, a única possibilidade acessível era comprar revistas femininas ou escrever para as marcas pedindo sugestões de preparo.

Eu ligava nos SACs das empresas e me cadastrava para todos os meses receber cartinhas com livretos de receitas, assim poderia variar o cardápio e aprender mais sobre os ingredientes.

O Risoto à Milanesa foi meu preferido por muito tempo, já cheguei fazer risoto com cerveja ou conhaque substituindo o vinho e ficou muito bom. Hoje o queridinho da vez é o Risoto à Carbonara. Não posso ver um parmesão que já quero preparar.

Não sei se ainda vai sair um post por aqui com receitas práticas para os dias frios, como eu fiz para os dias quentes, mas essa com certeza estaria entre as escolhidas, por ser prática e sujar apenas uma panela.

O que você precisa para fazer o Risoto à Carbonara:

Antes de começar a preparar a receita do risoto à carbonara, separe os ingredientes para não se atrapalhar com o ponto do arroz:

Arroz arbóreo – é o mais popular quando falamos de risoto. com grãos bem densos, leva de 14 a 17 minutos para ficar pronto.

Vinho branco seco – O vinho facilita o processo de gelatizinhação do amido do arroz, dando um aspecto mais amanteigado e um leve sabor adocicado.

Bacon – O bacon confere sabor e crocância ao prato.

Queijo Parmesão – prefira o que você pode ralar na hora, faz toda diferença no sabor.

Caldo de legumes – Prepare com cenoura e salsão, pode usar os industrializados também, sõ não pode deixar de fazer.

Manteiga – Confere sabor e cremosidade a receita.

Gemas de ovos – Tenha alguns de reserva para não ficar seco, misture ao parmesão para adicionar ao risoto antes de finalizar.

Cebola – Pode ser raladinha para refogar o arroz, deixa o prato muito saboroso e cremoso.

@comidices

Uma receita fácil e deliciosa. As quantidades não precisam ser tão exatas, segue seu paladar e bota o quanto seu coração mandar. Esse risoto carbonara é tudo de bom! #receitapratica #risotocarbonara

♬ Cama Quebradinha – MC Rogerinho

Modo de Preparo do Risoto:

Preparar o risto é bem diferente de preparar arroz. Você começa preparando o caldo de legumes, nesse caso, pode usar o industrializado, mas como tudo, o caseiro acaba ficando bem mais gostoso. Eu gosto de acrescentar algumas ervas no caldo pra deixar ainda mais saboroso.

Prepare um litro de caldo e deixe ferver.

Em uma outra panela, coloque azeite, 200 gramas de bacon picadinho e deixe fritar até ficar bem crocante.

Retire o bacon e reserve.

Na mesma panela doure a cebola, junte uma xícara de arroz arbóreo, e dê uma leve refogada.

Junte 3/4 de xícara de vinho branco seco, mexa um pouco para misturar bem e deixe evaporar.

Na sequência vá juntando o caldo de legumes aos poucos, eu uso uma concha para ir despejando no arroz . Espere secar antes da próxima adição, sempre mexe enquanto cozinha.

Misture 1 xícara chá de parmesão ralado com as 4 ou 5 gemas de ovos, vai depender muito do tamanho dos ovos. Misture bem e reserve.

Quando o arroz já estiver cozido, junte uma colher de sopa de manteiga, prove o sal e os temperos, eu gosto muito de pimenta do reino moída na hora.

Pegue um pouco do risoto pronto, despeje na mistura de gemas com parmesão, misture bem e despeje tudo na panela de volta, mexa bem e tire do fogo.

é só servir com o bacon bem crocante que está reservado e claro, mais parmesão se você assim como eu achar que tá pouco.

Risoto à Carbonara

Risoto à Carbonara

Servings 2 porções

Ingredients
  

  • 1 colher de sopa azeite
  • 200 gramas bacon
  • 1 cebola ralada
  • 1 litro caldo de legumes
  • 1 xícara chá arroz arbóreo
  • 5 gemas
  • 1 xícara chá queijo parmesão ralado
  • 1 colher de sopa manteiga
  • sal e pimenta a gosto
  • 3/4 xícara chá vinho branco seco

Instructions
 

  • Comece fritando o bacon até ficar bem crocante.
  • Misture as gemas com o parmesão e reserve.
  • Aqueça o caldo de legumes.
  • Depois do bacon bem frito, retire e reserve.
  • Na mesma panela, doure a cebola, junte o arroz, refogue um pouco e acrescente o vinho.
  • Deixe cozinhar até evaporar e comece a adicionar o caldo de legumes, adicionando uma concha de cada vez, mexendo sempre.
  • Quando o arroz já estiver cozido, tempere a gosto e pegue uma porção do risoto pronto e coloque na mistura de gemas e parmesão.
  • Misture bem e volte tudo para a panela com uma colher de sopa de manteiga.
  • Mexa bem e sirva com o bacon reservado.
Keyword carbonara, risoto

Dicas da Sandra do Comidices

Junte cascas de legumes no congelador para fazer um caldo de legumes bem saboroso.

Você pode usar um ovo inteiro mais 4 gemas se preferir para dar mais cremosidade.

O risoto é cremoso, mas o ponto é sempre all dente, não é pra cozinhar demais o arroz.

Para temperar o risoto eu gosto de sal, pimenta do reino e cebolinha. Cuidado com o sal, teste antes o parmesão.

Risoto à Carbonara
Sobre o autor

Sandra Peres

Eu sou a Sandra, publicitária, blogueirinha, que ama inventar alguma coisa pra fazer, mas que não pode demorar muito, nem ser muito cara e nem sujar muita louça.
Acredito que um dos maiores prazeres da vida é comer, reunir amigos e familia em volta da mesa.
Aqui compartilho todas as receitas e dicas do meu caderno secreto. Entre e fique a vontade, qualquer dúvida é só me chamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.