6 Receitas leves e práticas para dias quentes 

receitas leves

Dias quentes pedem receitas leves e práticas, de preferência bem coloridas, refeições completas para enfrentar as altas temperaturas. 

As temperaturas aumentam e geralmente o apetite vai embora, isso sem contar que ficar horas na cozinha para preparar uma refeição não é tão agradável quanto nos dias quentes. 

Que temos que optar por muitos legumes, verduras e frutas todos já sabem, mas na correria do dia a dia faltam ideias de preparações e utilizações. 

Nem todo tipo de comida combina com o verão e altas temperaturas, a digestão fica diferente, o metabolismo tudo fica diferente e para ficar bem ao longo do dia a prioridade é cuidar bem da alimentação. 

Selecionei aqui algumas receitas que gosto de preparar nos dias de verão e sempre que a temperatura sobe um pouco 

Salada de Macarrão 

Essa receita não tem segredo e fica deliciosa.

Basta cozinhar o macarrão de sua preferência, uma massa curta é melhor, como penne ou parafuso, por exemplo. 

Agora é só misturar o que seu coração mandar, eu gosto muito de adicionar legumes cozidos, ou até mesmo enlatados, milho, ervilha, azeitonas, grão de bico. 

Junte também uma proteína, pode ser frango desfiado ou em cubos, frios, presunto, queijo, peito de peru, salame. 

Também adoro adicionar tomatinhos cereja cortados ao meio. 

Para dar liga nisso tudo eu junto também uma maionese de qualidade, gosto de fazer em casa. 

Como opção de molho pode usar também a base de iogurte. 

Homus 

Essa receita eu como até no café da manhã, acho uma das receitas mais gostosas do mundo, e não é exagero. 

Eu preparo com o Tahine caseiro, que eu faço com 200 gramas de gergelim branco tostado batido no processador até virar uma pasta. Reservo. 

Para o Homus eu uso o grão de bico em lata do mercado mesmo para agilizar, mas você pode cozinhar em casa e manter porções congeladas também. 

Coloque o grão de bico sem a água no processador, junte suco de limão, pimenta síria, ou pimenta do reino, azeite, um dente de alho, um pouco do tahine e bata bem. 

Quando estiver bem pastoso, experimente e acerte os temperos, não esqueça do sal. 

Finalize com azeite e páprica a gosto. 

Essa pasta é perfeita para comer com torradas ou o pão sirio que eu também faço em casa com farinha de trigo, azeite e água, é só misturar tudo e dividir em 6 ou 8 bolas, abrir assar cada uma delas na frigideira na boca do fogão. 

Salada de grão de bico com atum 

Por aqui gostamos muito de grão de bico sim! 

Também uso a versão em lata do mercado, mas como disse anteriormente você pode tirar um dia só para cozinhar e preparar legumes, leguminosas e ingredientes para receitas que você pode armazenar no freezer. 

Para a salada de grão de bico com atum eu coloco uma batata em cubos para cozinhar com um pouco de sal apenas. 

Enquanto a batata cozinha eu preparo em uma tigela o grão de bico, uma lata de atum em água, coloco muito tempero seco, eu adoro esses mix prontos de temperos dos mercados que vendem a granel. Mas se só puder escolher dois, vá em cebola, alho e salsa desidratados e páprica defumada. 

Não esqueça do milho, sempre junto uma lata de milho, uma cenoura ralada, ervilhas congeladas que geralmente eu coloco na água da batata para descongelar e chegar no ponto. 

Depois da batata cozida e fria eu junto aos ingredientes da tigela e tempere com sal, vinagre e azeite. 

Minha mãe fazia tipo um vinagrete para temperar, com tomates e cebola em cubinhos. 

Eu prefiro tiras bem fininhas de cebola roxa. 

Você também pode temperar com maionese se gostar, aliás pode temperar como quiser, eu prefiro diferenciar das outras saladas. 

Salada Caesar (adaptada) 

A salada caesar original, lá do hotel leva anchovas e alcaparras no molho, mas eu não quero, faço como uma boa paulistana e abrasileirei a receita deixando com o que a gente tem o costume de comer. 

Um amigo que não dispensa algo azedinho e salgadinho na receita, adicione azeitonas picadinhas na receita. Se eu fosse adicionar azeitonas seriam azeitonas pretas, mas faça com ou sem, apenas faça!

Você vai precisar de alface americana que eu gosto de deixar picadinha, pode forrar o prato com alface americana. 

Prepare croutons com pães de forma, ou seu pão preferido, ou aquele que você tem em casa. Croutons se você não sabe, porque ninguém tem a obrigação de saber, são cubinhos de pão torrados e às vezes temperados, eu adoro levar ao forno com alho, azeite e orégano. 

A parte leve um filé de frango para grelhar com seu tempero a gosto, deixe grelhar bem e corte em tiras. 

Enquanto está grelhando o frango misture maionese, iogurte, mostarda e muito parmesão, esse é o molho, tempero da sua salada. 

Agora é só arrumar tudo isso no prato e misturar bem para o molho envolver os ingredientes. 

Sirva em seguida. 

Sanduíche de Frango e legumes 

Essa receita sempre me salva quando sei que preciso passar o dia todo na rua e não quero comer em restaurantes por 21 motivos que eu não vou contar agora. 

Para fazer meu sanduíche de frango favorito você vai precisar de frango desfiado, tenha sempre frango desfiado congelado, isso salva sua alimentação e seu bolso, você evita pedir ifood quando tem uma salvação por perto. 

No seu frango desfiado que já está temperado junte uma cenoura ralada, salsão ou aipo, se quiser, eu sei que não é todo mundo que gosta, se não gosta, só não usar. 

Aqui pode usar de tudo que tem em casa também, milho, ervilhas, frios, queijos, bacon fritinho… 

Eu fico no basicão, frango, milho, requeijão, cenoura e maionese para dar liga. A páprica defumada dá um sabor incrível, de comida especial. 

Depois disso é só rechear 3 fatias de pão, cortar ao meio e embalar com filme plástico. 

Pode preparar para até 4 dias e deixar na geladeira, na hora da fome é só pegar e comer. 

Ahh, o alface americano bem sequinho também vai bem aqui. 

Sorvete de Banana 

Quem nunca sofreu comprando bananas e não dando conta de comer todas até estarem maduras demais pra qualquer coisa? 

Bom aqui vão duas dicas, a primeira é assim que chegar com as bananas em casa separe todas da penca pois elas irão demorar mais para ficar madura. 

A segunda dica é quando perceber que estão ficando maduras e não vai dar conta de consumir, já manda tudo pro congelador, pode botar tudo sem casca, dentro de um saco e levar pro congelador ou freezer, dura 3 meses assim e você pode usar para fazer esse sorvete que vou ensinar, pode fazer vitaminas e até mesmo sobremesas. 

Para o sorvete você vai precisar de bananas congeladas, cacau em pó, um pouquinho de leite pra dar liga e ajudar bater. Também vai precisar de um bom liquidificador ou um processador. 

Aqui também não tem segredo, é só misturar tudo e bater bem, até ficar cremoso e servir na sequência. 

Bater banana com morangos congelados e um caldinho de limão é a oitava maravilha do mundo. 

Tenha sempre frutas congeladas também para sorvetes saudáveis nesses dias quentes. 

Agora que você já tem 6 dicas de receitas leves para esses dias de calor, me diga, qual você pretende fazer primeiro? 

Nota: Esta postagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgação completa aqui.

Sobre o autor

Sandra Peres

Eu sou a Sandra, publicitária, blogueirinha, que ama inventar alguma coisa pra fazer, mas que não pode demorar muito, nem ser muito cara e nem sujar muita louça.
Acredito que um dos maiores prazeres da vida é comer, reunir amigos e familia em volta da mesa.
Aqui compartilho todas as receitas e dicas do meu caderno secreto. Entre e fique a vontade, qualquer dúvida é só me chamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.