O pão de mel é uma receita prática, rápida e deliciosa. Tem seus apreciadores, fãs de carteirinha que não abrem mão do doce. Aliás se você diz que não gosta de pão de mel, é porque não comeu um pão de mel feito direito.
Nota: Esta postagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgação completa aqui.
O pão de mel é uma das receitas mais simples e mais tradicionais da culinária faça e venda. Praticamente todo mundo que já trabalhou fora ou foi para o colégio ou faculdade tem uma memória afetiva com o pão de mel.
Apesar de chamar pão, a receita lembra mais a de um bolo e a textura também. A massa é bem liquida e parece que está tudo errado, mas pode confiar, é assim mesmo.
Durante muito tempo o pão de mel foi meu doce preferido e aprendi a fazer de tanto comprar pães de mel ruins por aí, ou eram banhados com chocolate fracionado, ou a massa era muito seca, ou o recheio nem era um doce de leite, parecia mais um caramelo sem graça.
Então, se você se atentar para esses 3 pontos sua receita será sucesso total:
- Cobertura de chocolate nobre, de preferencia ao leite, somente paladares mais exigentes gostam do meio amargo.
- Doce de leite de qualidade no recheio, pode até variar, usar um brigadeiro, mas tem que ser farto e de qualidade.
- Massa bem úmida e fofinha, nada de massa seca e borrachuda, não da trabalho nenhum preparar, nem precisa de batedeira.
Uma boa embalagem também faz toda a diferença na hora de comercializar seus pães de mel e não precisa nada de especial não, o celofane transparente cumpre bem esse papel e você fecha com uma etiqueta com a validade e as informações necessárias.
Não se esqueça de sempre deixar seu contato nas etiquetas dos produtos que vende, quem comeu pode gostar e encomendar mais.
Durante muito tempo eu fiz pães de mel personalizados para festas e presentes. Pena que não tenho mais muitas fotos.
Doce de Leite para rechear o pão de mel
Investir em ingredientes de qualidade é um dos segredos para produzir doces de qualidade e agregar valor ao seu produto.
Existem diversas marcas de doce de leite industrializado no mercado, teste antes de colocar para a venda, comece produzindo para você e sua familia, eu aproveitava sempre as festas de aniversário minhas e dos meus filhos para testar novos produtos para a venda.
Aqui temos dois exemplos de doce de leite industrializado, um mais farinhento, encorpado e outro mais cremoso e brilhante. Os dois são bons e nenhum está patrocinando este post.
Ambos são bem firmes e não vão sumir na massa, podem ser utilizados inclusive para rechear bolos grandes de festa.
Agora se você quer produzir um doce mais especial, pode usar o leite condensado cozido na pressão. Ele tem um sabor e textura inegualáveis, fora o gostinho de infância.
Numa mesma panela de pressão é possivel cozinhar de 4 a 5 latas, o que viabiliza o custo e fazendo uma comparação rápida com o preço dos doces de leite industrializados, pode até baratear seu custo.
Especiarias para a massa do pão de mel
Essa a parte que eu mais gosto da receita, as especiarias, são elas que fazem todos os sabores se hamonizarem e dão um toque especial ao produto.
Cravo em pó, canela em pó e noz moscada ralada, essas três especiarias conferem um sabor especial aos pão de mel e são super fáceis de encontrar.
Hoje em dia todas as lojas de produtos para confeitaria já possuem até o kit, combinados delas para vender. De qualquer forma existem sites de zona cerealista online que tem o produto baratinho e entrega em casa.
Chocolate da cobertura do pão de mel
Eu sei que muita gente vai dizer que os chocolates fracionados tem muita qualidade e são excelentes para baratear o custo além de resistir as altas temperaturas do nosso país tropical. E é verdade todas essas afirmações.
Se você não vai trabalhar com encomendas e sabe que o produto vai ficar exposto, ou ser transportado por um longo tempo, recomendo mesmo que utilize o chocolate fracionado.
Mas se forem pães de mel personalizados, decorados, por encomenda, capriche no chocolate da cobertura, utilize o chocolate mesmo, faz toda a diferença.
Seja qual for o chocolate utilizado, avise seu cliente sobre o produto que ele está comprando, inclusive da possibilidade de fazer a troca do ao leite pelo meio amargo.
Receita de Pão de Mel Faça e Venda
Ingredients
- 2 xíc chá de farinha de trigo
- 3/4 xíca chá de acúcar mascavo
- 1 colher sopa de cacau em pó
- 50 gramas de manteiga ou margarina derretida
- 1 ovo
- 3/4 xic chá de leite
- 1/2 xíc chá de mel
- 1 colher de café de canela em pó
- 1 colher de café de cravo moído
- 1 colher de café de noz moscada ralada
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
Recheio
- 200 gramas doce de leite para rechear
Cobertura
- 350 gramas chocolate ao leite derretido
- 50 gramas de chocolate branco para decorar
Instructions
- Peneire os ingredientes secos numa tigela, acrescente os liquidos, misture bem e distribua em forminhas untadas, ou em uma forma retangular.
- Leve ao forno médio até assar.
- Depois de frio corte ao meio e recheie com doce de leite.
- Banhe no chocolate derretido em banho maria, decore com o chocolate branco derretido, ou como achar melhor.
Dicas da Sandra do Comidices:
- Você não precisa das formas para assar os pães de mel, mas ajuda muito a não soltar farelo no chocolate na hora de banhar.
- Também existem as formas de silicone para banhar os chocolates, como se fossem bombons.
- Fazer a massa em um dia e rechear no outro é perfeito, da mais firmeza, principalmente se você assou em uma forma retangular.
- Tome cuidado com as quantidades de massa na forma, se ficar uma quantidade abaixo do necessario ele não cresce.
- Caso ele fique muito fininho, use duas metades para rechear.
- Se ficar muito fofo retire uma fatia fina e depois parta ao meio a massa e recheie.
- Use bicos de confeitar com o doce de leite para facilitar rechear os pães de mel.
- Se estiver muito calor leve ao freezer ou a geladeira os doces já recheados antes de banhar no chocolate. Não é para congelar, é só para resfriar rápido o chocolate.
Se não quiser fazer para vender e acha que dá muito trabalho ficar banhando pão de mel por pão de mel, você pode partir a massa e rechear como bolo na própria forma onde assou, cortar quadrados e despejar o chocolate já derretido por cima. Fica um pão de mel de travessa.
Quero muito saber se se você fez ou testou a receita, me marque no Instagram @comidices_
Qualquer duvida ou sugestão não exite em deixar um comentário aqui ou em qualquer uma das redes sociais.
Assim como o Brownie, o pão de mel é um produto muito rentável e pode ser vendido de diversas formas, inclusive para compor os copos da felicidade, ou marmitinhas, o que não pode é deixar de vender.