O Brasil está vivendo uma febre do Pistache, depois que descobrimos que dá pra fazer de tudo com a pasta de pistache, o céu é o limite.
Nota: Esta postagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgaçãocompleta aqui.
A pasta de pistache
Antigamente, lá nos anos 90 nós tínhamos apenas a opção de sorvete de pistache, ou a castanha salgada como aperitivo, que era mais cara que ouro.
Há alguns anos com a moda do brigadeiro gourmet, eu acho, estou seguindo vozes da minha cabeça, mas acredito que a necessidade do brasileiro de misturar tudo a leite condensado e chamar de brigadeiro ajudou as pastas italianas serem importadas e se popularizarem por aqui.
Já desde 2010 eu uso a pasta de pistache para fazer recheios de bolos, trufas, cookies e brigadeiros e tenho que admitir, até hoje não fiz nenhuma receita que ficou ruim com esse bendito ingrediente.
O marketing do Pistache
Acredito que os doces e sobremesas com a castanha ficaram mais famosos e viraram febre por conta da Cacau Show relançar o ovo de páscoa de pistache no início do ano.
Outra vez, tirando das vozes da minha cabeça, a marca que já divulga há tempos no Tiktok, limpou seus estoques rapidinho.
Então temos duas questões aqui: O brigadeiro gourmet ajudou a popularizar as pastas italianas, ou transformar pastas italianas em brigadeiros de tudo que é sabor foi uma estratégia da marca pra vender pastas italianas que originalmente eram fabricadas apenas para sorvetes?
Outra dúvida, quem foi o responsável pela febre dos pistache no país, a marca que lançou o ovo de páscoa, ou o Tiktok que com seus vídeos curtos e dancinhas envolventes fez todo mundo querer provar a iguaria? Nunca saberemos!
Como fazer a pasta de pistache em casa
Se você achar caro o preço da pasta de pistache só porque da pra dar entrada em um apartamento em São Paulo com o valor ou comprar um Celta 2008, você pode fabricar sua pasta em casa, que é preparada com as castanhas tostadas e óleo neutro, pode ser o de algodão.
SPOILER: FICA CARO IGUAL, COMPRA LOGO A PASTA!
O que você precisa para fazer a torta mousse de pistache
Para preparar essa torta mousse de pistache primeiro você precisa de um pouco de paciência, são ingredientes simples, mas a receita requer alguns processos e um tempo de geladeira antes de ficar pronta, mas posso adiantar que vale a pena a espera!
Para a massa:
- 250 gramas de biscoito de maisena
- 150 de manteiga ou margarina culinária
Para a Mousse – Recheio da Torta
- 350 gramas de chocolate branco
- 120 ml de creme de leite
- pasta de pistache a gosto
- 350 gramas de creme de leite fresco ou nata
Para a ganache – cobertura do torta
- 200 gramas de chocolate branco
- 80 ml de creme de leite ( o restante da caixinha do recheio)
- Pasta de pistache a gosto
Eu coloquei as quantidades da pasta a gosto pois cada marca tem uma concentração, cor e sabor diferente, a que estou usando uma colheinha de café já saboriza tudo, uma outra marca pode pedir uma quantidade maior para dar cor e sabor a receita.
Modo de preparo:
Comece preparando o mousse, ou a mousse, eu nunca sei o correto.
Derreta o chocolate branco no microondas, junte o creme de leite de caixinha, a pasta italiana e por ultimo o creme fresco bem gelado. Leve para gelar por 4 horas.
Para a massa você deve triturar os biscoitos no liquidificador ou no mixer, eu amo meu mixer que é pequeno, fácil de tirar as preparações do fundo e usei em todas as etapas da receita.
Ainda no mixer você junta a manteiga ou margarina e bate mais um pouco.
Ajeite a massa no fundo de uma forma de aro removível, usando a ponta dos dedos e deixando uma expessura uniforme.
Leve para assar em forno médio por 25 minutos.
Por último prepare o ganache, ou a ganache, pronto, agora bateu a duvida também.
Basta derreter o chocolate branco no microondas, juntar o restante do creme de leite e a pasta de pistache.
Assim que tudo estiver bem frio e no caso da mousse, bem gelada é hora de montar a torta.
Espalhe o mousse sobre a massa da torta e cubra com o ganache.
Se quiser utilize alguns pistaches para decorar.
Deixe gelar de 6 a 8 horas ou de um dia para o outro e desenfome com cuidado!
Agora é só aproveitar essa sobremesa maravilhosa que diga se de passagem pretendo reproduzir novamente a receita no natal. Vai ficar linda na mesa.