Você sabe fazer brigadeiro?
Sabe mesmo?
Você sabe a diferença entre um brigadeiro gourmet e o tradicional?
O Brigadeiro
Mesmo o brigadeiro sendo um doce muito popular e quase uma unanimidade aqui no Brasil, existem alguns truques para fazer o doce e se destacar na concorrência ou mesmo nas festas de família.
Muito utilizados em recheios e coberturas, o doce ganhou diversas versões e sabores transformando tudo que é uma mistura de leite condensado cozido na panela em brigadeiro.
Tenho que admitir que é meu doce favorito e adoro as duas versões, a gourmet e a tradicional que eu carinhosamente apelidei de brigadeiro pobrê.
Também adoro cozinhar tudo com leite condensado, obrigada leite moça pelo excelente marketing de conteúdo feito nas décadas de 70 e 80, eu fui criada a base de brigadeiros.
Dicas para fazer o melhor Brigadeiro da vida
Um dos principais truques é usar o cacau 100% e dissolver ele no leite condensado antes de adicionar os demais ingredientes.
Outra dica para ter um brigadeiro bem cremoso e não tão doce é usar uma caixinha de creme de leite junto com o leite condensado.
Se você precisa de um brigadeiro para trabalhar com o bico de confeitar, você precisa dar o ponto na panela e ele está pronto um pouquinho antes do ponto de enrolar.
Para finalizar e agregar sabor ao seu brigadeiro, troque o tradicional granulado por escamas de chocolate ou esses blossons como os da foto, são muito saborosos e derretem na boca.
Nas festas, nos recheios e nas coberturas, ele está em todos os lugares
Para fazer recheios de bolo, é recomendado usar 100ml de leite para dar cremosidade e não deixar o recheio duro.
Congelar as bolinhas de brigadeiro é excelente para assar cookies e brownies que já saem recheados do forno.
Brigadeiro de colher fica mais gostoso e rende mais se adicionar creme de leite e não ficar mexendo o doce toda hora para ele pegar no fundo da panela e caramelizar um pouco.
Adicionar chocolate em barra a receita de brigadeiro confere mais cremosidade e ainda pode ser chamado de brigadeiro trufado, se nunca fez experimente, é um sabor e textura totalmente diferente.
Para fazer brigadeiros de outros sabores é recomendado usar aquelas pastas italianas que o valor do pote quase da para dar entrada em um apartamento em São Paulo. Mas fiqiue atenta, alguns sabores, os mais ácidos, ficam melhores se não forem cozidos e só adicionados ao final da receita.
O que eu penso quando alguém diz que trabalha com marmitas
Para enrolar o brigadeiro não use manteiga nas mãos, prefira água, vai fazer o doce durar mais tempo e o custo da sua receita cair um pouco.
Nunca em hipótese alguma guarde seu brigadeiro na geladeira, a não ser que você goste de brigadeiro gelado e ele já esteja pronto. Deixar a massa do doce na geladeira antes de enrolar pode acelerar no processo de cristalização do doce.
Algumas pessoas indicam usar glicose no brigadeiro para deixar mais cremoso e não açucarar, mas eu pessoalmente não gosto, nunca vi diferença, se quiser testar é por sua conta e risco.
Continuar mexendo o doce após desligar o fogo, por um minutinho confere mais brilho e cremosidade, isso é verdade, não é simpatia não. Eu testei várias vezes.
Apenas o melhor doce do mundo!
Se você tem uma encomenda grande ou apenas quer adiantar o trabalho da festa no fim de semana, 48 horas é o tempo que você pode fazer com antecedencia e ter brigadeiros perfeitos para serem servidos.
A principal diferença entre o brigadeiro tradicional e o gourmet é o cacau em pó e o achocolatado, você verá que a diferença de preço é bem grande entre os ingredientes e o sabor também.
Acrescente duas colheres de sopa de nutella após cozinhar seu brigadeiro e misture bem, você terá um delicioso brigadeiro de avelã.
Se acrescentar mais creme de leite na massa e não deixar cozinhar muito tempo após ferver, você terá uma calda quente para bolos e sorvetes. É de comer agradecendo aos céus pelo sabor.
É isso, espero ter ajudado a ter festas e brigadeiros mais gostosos.
Você já conhecia essas dicas?
Conhece alguma dica que eu não compartilhei?