Esse biscoito de goiabada são uma delicia e super rápidos de preparar. Aposto que você tem todos os ingredientes no armário, só fazer!
O Beliscão de Goiabada é uma receita já tradicional aqui em casa, quando os meninos eram pequenos gostava de encher potes com o biscoito para servir na hora do café ou do lanche da tarde. Doce ilusão, eles comiam tudo na primeira oportunidade.
Essa receita também é perfeita para vender, já fiz muito para mesas de café que são postas ao fim de eventos e também já vendi porcionados em saquinhos ou em potinhos, inclusive como lembrancinha de festas.
Basta decorar bem a embalagem com fitas e não esqueça de incluir um adesivo com seus dados para receber mais encomendas.
Já testei a massa com diversos tipos de gordura, essa eu fiz com a margarina culinária, foi a que rendeu a melhor textura de massa, com manteiga eu acho caro e parece que muda bem pouco o sabor e com a gordura vegetal hidrogenada, a tal gordura trans, além de não ser muito saudável, perde um pouco a maciez do biscoito e muito no sabor.
Essa é só minha opinião, você pode usar qualquer gordura que preferir, inclusive a margarina de pote, basta observar se tem 80% de lipídios.
Beliscão não é Mantecal
É bem comum quando falamos em biscoito de goiabada a pessoa lembrar daquele rendondinho com um furinho no centro que preenchemos com goiabada derretida.
São receitas diferentes e não da pra fazer com essa mesma massa. São praticamente os mesmos ingredientes o que muda é a proporção de cada uma além do formato.
Dicas para ter o melhor biscoito de goiabada
Respeite sempre as quantidades da receita, mudar um ou outro ingrediente pode interferir na crocância ou na maciez da massa.
Se não tiver uma forma baixa asse os biscoitos na forma de boca pra baixo, pois as laterais altas fazer o calor se concentrar cozinhando ao invés de secar os biscoitos.
Sempre use recheios frios.
Não espere o biscoito ficar douradinho no forno, alguns são mais branquinhos mesmo, observe sempre o fundo do biscoito.
Espere alguns minutos para tirar o biscoito de goiabada da forma e transfira com ajuda de uma espátula para uma grade.
Se for empanar no açúcar com canela faça isso com os biscoitos ainda mornos e volte para a grade até esfriar completamente, isso ajuda ao açúcar aderir melhor a massa.
Se você não tem açúcar de confeiteiro para empanar seus biscoitos, pode bater o açúcar refinado no liquidificador até ficar mais fino.
Nota: Esta postagem pode conter links de afiliados. Se você fizer uma compra, podemos receber uma comissão sem nenhum custo adicional para você. Você pode ler nossa política de divulgaçãocompleta aqui.
Como fazer o biscoito de goiabada
Confira a receita do melhor biscoito de goiabada da internet:
Biscoito de Goiabada – Beliscão
Ingredients
- 1 ovo
- 100 gramas manteiga ou margarina
- 1/2 xíc chá açúcar
- 1 1/2 xíc chá farinha de trigo
- 3/4 xíc chá amido de milho
- 1/2 pacte goiabada em tiras
Instructions
- Junte os ingredientes na ordem da receita, reservando a goiabada para rechear.
- A massa fica bem leve e delicada, deixe descansar por uma hora antes de abrir.
- Abra a massa entre dois plásticos para não haver mais adição de farinha de trigo.
- Com um cortador redondo ou a boca de um copo faça disquinhos de massa.
- Como a massa estava grudando muito no cortador eu passei na farinha de trigo antes de cortar.
- Recheie cada disquinho com uma tirinha de goiabada e feche ao centro com um beliscão.
- Coloque em forma sem untar, se quiser pode usar um papel manteiga para facilitar na hora de descolar a massa.
- Asse em forno médio, 180º, por cerca de 20 minutos.
- Após tirar do forno deixe esfriar sobre uma grade.
Preparou esta receita? Gostaríamos de vê-la! Publique a sua foto no Instagram e marque @comidices_ ou use a #Comidices nas redes sociais.
No Tiktok tem o vídeo da receita:
Você sabia que:
A goiabada surgiu no Brasil quando os Portugueses buscavam um substituto para a marmelada.
A diferença da goiabada cascão para a goiabada mole, além da textura a cascão utiliza as casa da goiaba na sua preparação.
A goiabada cascão é um doce tipico do estado de São Paulo, por essa eu não esperava, jurava que era de Minas Gerais.
A goiabada herda os beneficios da goiaba que é rica em vitamina C e licopeno, só não podemos esquecer da grande quantidade de açúcar que o doce contém, então melhor consumir com moderação e aproveitar a fruta in natura também.
Apesar de ser uma mistura simples de ingredientes, produzir uma goiabada requer muita paciência de quem vai preparar, o doce é cozido por longas horas em fogo baixo até chegar no ponto.